SILVANA AP. S. LIMA
O Retorno em 2022
Orientações Sanitárias aos voluntários no ambiente de trabalho nas Unidades Doutrinárias
Posicionamento do Conselho Doutrinário -

A cerca do retorno das atividades manteremos os cuidados de um ambiente saudável de forma a proporcionar segurança sanitária a todos nossos colaboradores e público.
Com o tempo e o enfraquecimento da pandemia de COVID-19 hábitos saldáveis serão mantidos, mas sem a necessidade protocolar urgente. Hábitos esses que deverão fazer parte do nosso dia a dia.
Sobre o distanciamento
Manteremos o distanciamento mínimo nas salas de atividades para evitar a aglomeração;
O uso de máscara ainda é recomendado pela Instituição, mas de forma optativa pelo Grupo, Voluntário e Público;
Janelas abertas para ventilação sempre que possível (o uso do ar condicionando será permitido para dias muito quente);
Portas abertas nas salas de trabalhos para facilitar circulação, sempre que possível;
As barreiras protetoras utilizadas em alguns espaços serão mantidas até avaliarmos a necessidade para a segurança sanitária de seus usuários;
Os ambientes das Unidades Doutrinárias continuarão com sua higienização sanitizante diária para diminuir agentes contaminantes existentes em locais com grande circulação de pessoas;
Sobre os cuidados pessoais, sanitários e vacinação
Quando chegar ao seu local de trabalho higienize a mão sempre, com álcool em gel ou lavando com água e sabão;
Ao espirrar e tossir cubra o nariz e a boca e tente desviar do companheiro próximo; se os sintomas persistirem, converse com o Dirigente sobre a permanência na atividade.
Quando não se sentir bem de saúde converse com seu dirigente de atividade, as vezes o corpo pede repouso e atenção médica mesmo com sintomas leves; com sintomas gripais não é vergonha nenhuma recorrer a máscara que protege você e quem está próximo (medida para quando a máscara deixar de ser obrigatória).
Uma das premissas Doutrina Espírita é instruir e elucidar para emancipar nossas escolhas. O respeito ao livre arbítrio é um exercício constante para todos nós, entretanto, quando em comunidade devemos manter em mente a responsabilidade de nossas escolhas que se amplia para o conjunto e seu bem-estar.
O Conselho Doutrinário, responsável pelas atividades Doutrinárias da Instituição, segue as orientações sanitárias pautados pela Ciência e pelo senso comum da maioria da população na promoção do bem-estar social. E nesse período pandêmico nosso compromisso primeiro foi manter todos em segurança sanitária, ao mesmo tempo que mantivemos o compromisso doutrinário de divulgar e acolher com a Doutrina Espírita.
A respeito da vacinação contra a COVID – 19 nossa postura é de incentivar o acesso às vacinas e todos os benefícios que a ciência médica nos proporciona visando à qualidade de vida. Não podemos obrigar ninguém a se vacinar, mas seguindo a postura doutrinária, podemos instruir e elucidar para emancipar a escolha pessoal de cada um.
É fato que se vacinar contra a COVID-19 aumenta as chances de enfraquecimento desta doença e seus sintomas (o uso de vacinas e medicamentos adequados para promover saúde física, assim como o acompanhamento médico e profissional sempre será recomendado. O tratamento espiritual não exclui o tratamento médico).
Por isso, a orientação aos nossos colaboradores e público é para procurar informações, se embasando em fontes sérias e confiáveis, para que suas decisões sejam voltadas ao bem-estar próprio e de todos ao redor.
Façamos a nossa parte como colaboradores para a Vida.