73 anos: Elucidar para Iluminar

O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz completa 73 anos de atividade.



Elucidar para Iluminar, traz em suas premissas o esclarecimento no sentido de iluminar caminhos, em um movimento mundial e social para a evolução humana. Ligando esta premissa à função da nossa Instituição em todas as suas atividades oferecidas ao público, aos pacientes da ULP e Ambulatório.

Preparamos para você um resumo de nossa história, com muita história para contar.

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ

Permeados por muito trabalho e amor. Fundado em 28 de janeiro de 1949, o idealizador da obra foi o jovem, João Castardelli, desencarnado aos 23 anos de idade.

Em sua residência os estudos doutrinários começaram e ali também foi criado o Departamento de Assistência Social que angariava alimentos, roupas, agasalhos e artigos de uso pessoal para famílias carentes.

Essas reuniões continuaram até 4 de maio de 1985 quando então foi inaugurado a Unidade Doutrinária de Santana, na Rua Duarte de Azevedo 691.

A obra social que esses fundadores ergueram, em 1958, dez anos após a fundação do centro, na época chamou-se Casa da Criança André Luiz em um prédio na Vila Galvão, Guarulhos, atendendo crianças carentes.

Com o tempo as necessidades sociais foram mudando e então o público atendido passou a ser crianças com dificuldades físicas e mentais.

ULP - Unidade de Longa Permanência com o aumento da demanda, foi necessário mudar as instalações da então casa da criança, depois chamada casa 2, hoje unidade de longa permanência, ULP sediada na Avenida André Luiz, ainda em Guarulhos.

Hoje contamos com mais de 573 pacientes residentes na U.L.P. e mais de 1.000 pacientes no ambulatório de V. Galvão (estes residem com suas famílias). Realizamos empréstimo de material ortopédico para a comunidade. Atualmente a Instituição emprega aproximadamente 2000 funcionários.

Em 11 de maio de 1989, foi a vez da Unidade Doutrinária de Vila Galvão, ocupando o antigo prédio onde funcionava a Casa da Criança, anteriormente a Unidade funcionou na Rua 13 de Maio, 314, desde 1959. Em dezembro de 1990 surge o Centro Espírita no bairro de Vila Gustavo.

Com a finalidade de divulgar a doutrina no mesmo ano foi criada a Fundação Espírita André Luiz, conhecida como FEAL, para estimular a divulgação da Mensagem Espírita e no ano seguinte, 1991, o Ambulatório de Deficiência Mental, em Vila Galvão, oferecendo tratamento de qualidade de vida ao paciente que continua partilhando do convívio familiar e social.

Em 14 de junho de 2004 era a vez de inaugurarmos a Unidade Doutrinária que funciona no Hospital João Evangelista, hoje Hospital Cantareira.

E em 2007 a Unidade de Longa Permanência ganhou espaço para as realizações de palestras, passe e atendimento fraterno aberto ao público em geral.

Em março de 2017, a Unidade de Vila Gustavo foi reinaugurada ganhando novo prédio em novo endereço.

Nossa missão de divulgar a Doutrina cresce cada vez mais, assim como a Assistência Social aos necessitados.

Nas Unidades Doutrinárias oferecemos:

Recepção do plantão de orientação;

Plantão de Orientação – que é o atendimento fraterno;

Reuniões Públicas;

Passes;

Reuniões de Orientações aos Espíritos (público não participa);

Reuniões de Relacionamento Familiar;

Grupo de Apoio Fraterno aos Dependentes Químicos e Familiares;

Curso de Doutrina Espírita;

Mocidade e Evangelização Infantil;

Fora do âmbito das Unidades Doutrinárias estendemos atendimentos: Grupo de Apoio Fraterno às mães dos pacientes do Ambulatório de Vila Galvão Trabalhos Externos (hospitais, presídios, F. CASA e Casas de David) Atendimentos Doutrinários na Unidade de Longa Permanência Atendimento Social na Unidade de Longa Permanência (U.L.P.).

Fundação Espírita André Luiz

Fundada em 1990. Em 1963, a Rádio Clube de Sorocaba e 1964 a Rádio Difusora, na cidade de Guarulhos, somente em 1975 que viria a ser chamada Rádio Boa Nova.

Clube Amigos da Boa Nova criado em 2000.

E também em 2000 a Editora e Distribuidora Mundo Maior. A TV Mundo Maior inaugurada em 2006 e em 2011 a Mundo Maior Filmes.

Em 2009 foi adquirida a Fundação Educativa e Cultural Rio Verde (geradora de TV radiodifusão na cidade de Três Corações, onde transmite a programação da TV Mundo Maior).

Em 2010 foi a vez de conquistarmos a Associação Cultural de Ouro Fino (retransmissora da TV Mundo Maior).

A FEAL também atende e administra a Associação Cristã Luiz Carlos Elo de Amor Casa da Criança – uma creche com aproximadamente 350 crianças. Retransmissoras de Jatai – Goiás.

Mais informações sobre a história do centro o relatório anual e o livro “Os Lírios que Perfumam nossas vidas” disponível em: https://www.nossolar.org.br/o-centro

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo.png